VOCÊ DEIXARIA TUDO PARA SEGUIR JESUS?

 


Por ALISTAIR BEGG

 

Se fôssemos conduzir uma pesquisa com apenas uma pergunta: “O que significa seguir Jesus Cristo?”, receberíamos muitas respostas diferentes. Alguns diriam que seguir Jesus significa ser religioso, outros que significa frequentar a igreja, e outros ainda que significa aprender o que Jesus ensinou, colocar em prática o Sermão do Monte ou amar ao próximo. Mas, embora todas essas respostas cheguem a uma parte de toda a verdade, sua soma não forneceria uma resposta completa.

A simples adição de algumas boas ações e hábitos a uma vida inalterada não é o que significa seguir a Jesus. Um encontro com Deus em Cristo não é casual; é uma mudança de vida. Isso separa aqueles que respondem com fé daqueles que continuarão a pensar em Jesus como apenas mais uma voz a ser ouvida - ou não - conforme lhes convém. Seguir Jesus Cristo significa a transformação de toda a visão de mundo e a reviravolta de toda a vida.

O que significa seguir Jesus Cristo? Para os primeiros discípulos, significou que quando Jesus os chamou, “deixaram tudo” (Lucas 5.11). Em Lucas 5.1–11, encontramos uma descrição desse encontro quando Simão Pedro e seus companheiros ouvem Jesus pregar à beira do lago.

A PALAVRA DE DEUS

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo (Lucas 5.1–3).

Um encontro com Deus mudou a vida de Simão Pedro e seus companheiros à beira do lago — e esse encontro começou com a pregação da Palavra de Deus. No centro da pregação de Jesus naqueles primeiros dias, conta-nos o Evangelho de Marcos, estava esta mensagem: “O tempo é chegado. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Marcos 1.15).

O mundo está cheio de más notícias. Está cheio de histórias de desastres, tragédias, crimes e crueldade. Está cheio de maldade - e esse mal começa no coração humano. Se formos honestos, não podemos dizer que vivemos de acordo com nossos próprios padrões, muito menos os padrões de Deus. Não amamos a Deus ou uns aos outros plenamente. Nem sempre falamos a verdade. Nem sempre seguramos nosso temperamento. Nem sempre temos pensamentos puros. Não vivemos como Deus deseja e, portanto, estamos separados dele. Existe uma tendência dentro de nossas vidas que é orientada para longe de Deus e para nós mesmos. A Bíblia chama isso de pecado e diz que todos, sem exceção, são pecadores (Romanos 3.23).

Porque somos pecadores sem exceção, não precisamos de um “salvador” que venha e adicione à soma de nossa felicidade total. Jesus Cristo não veio e disse: Se você me seguir, eu lhe darei uma vida fácil, você ganhará todo o dinheiro de que precisa e seus problemas desaparecerão. Não, “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1Timóteo 1.15) do poder do pecado que os separa de Deus e para restaurar nosso relacionamento com Ele. Esta salvação que Ele nos traz não vem apenas pela fé ou apenas pelo arrependimento, mas pelo arrependimento e pela fé juntos, um acompanhado pelo outro, inseparavelmente.

 ARREPENDAM-SE

Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar (Lucas 5:4–7).

Quando Jesus ordenou a Pedro que lançasse suas redes, ele obedeceu às instruções que o Senhor deu. Você pode imaginá-lo como um pescador pensando: Isso é loucura. Eu estive fora, e não peguei nada, e agora Ele diz para sair de novo? O tempo da pesca havia passado. Que chance poderia haver de pegar alguma coisa agora?

Mas Jesus estava ensinando a Pedro uma lição vital: quando andamos na vida cristã, andamos “por fé, e não pelo que vemos” (2Coríntios 5.7). Jesus queria que Pedro percebesse que haveria uma nova dimensão em sua vida se ele O seguisse. Pedro agora estaria vivendo com base nesta declaração: Senhor, tudo o que Tu disseres, eu farei, porque confio em Ti. Isso é o que significa seguir Jesus Cristo.

Esta não é uma história sobre peixes e certamente não é uma história sobre sucesso mundano. Pedro, afinal, deixa os peixes no barco. Ele até deixa o próprio barco para trás! Não, esta é uma história sobre a confiabilidade de Jesus Cristo. Quando Jesus pede que você se arrependa e vire sua vida de cabeça para baixo por Ele, pode parecer pedir demais. Pode parecer ridículo. No entanto, Sua palavra insistente vem aos nossos corações: Desista de suas pequenas ambições. Faça o que estou lhe dizendo. Se você disser que está Me seguindo, então confie em Mim e siga-Me.

Jesus ensinou que devemos nos arrepender. Nós nos arrependemos quando nos afastamos de nosso pecado e nos voltamos para o Senhor Jesus Cristo em obediência. Ele comprou nosso perdão na cruz com Seu sangue, e o fez para que “vivamos uma vida nova” (Romanos 6.4). Assim, andamos em fé e arrependimento quando, no poder de Cristo, continuamente dizemos não ao pecado e sim a Deus (Tito 2.11,12). Deus quer nos levar ao ponto onde podemos dizer com Pedro, porque você diz, eu vou fazer isso. E como aconteceu com Pedro, Ele fará isso dando-nos uma ideia adequada de quem Ele é.

“CREIAM NAS BOAS NOVAS!”

Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão (Lucas 5.8–10).

Se você pegar sua Bíblia e lê-la do Antigo Testamento até o Novo, descobrirá que quando Deus manifesta Sua glória, seja a um indivíduo ou a um grupo de pessoas, a resposta deles não é fazer imediatamente algum equivalente antigo de postar nas redes sociais e contar a todos o que aconteceu. Em vez disso, eles geralmente respondem confessando humildemente sua pecaminosidade diante de Deus. Como Pedro, como Daniel (Daniel 10.4–9), como Isaías (Isaías 6.1–5), como Paulo (Atos 9.3–5), aqueles homens e mulheres que encontram o Deus vivo reconhecem imediatamente como pecaminosos e indignos eles são e quão grande Deus é.

QUANDO PEDRO VIU SUA PRÓPRIA INDIGNIDADE, ELE TAMBÉM VIU A GLÓRIA DE SEU MESTRE. PRECISAMOS QUE DEUS NOS LEVE A ESSE MESMO LUGAR.

Quando Pedro viu sua própria indignidade, ele também viu a glória de seu Mestre. Precisamos que Deus nos leve a esse mesmo lugar. Nossa caminhada com Deus sempre será diminuída até que aprendamos o que é curvar-nos diante dele no silêncio de nossos próprios lares e dizer: Senhor, Tu és santo e eu sou um homem pecador. Quão grande é a Tua bondade, que em vez de me afastares, Tu me perdoas e me aproximas de Ti! A razão pela qual alguns de nós não sabemos o que significa seguir a Jesus é porque nunca nos encaramos como realmente somos e nos humilhamos diante dele como Pedro fez.

É por isso que Jesus disse que devemos acreditar no Evangelho, Suas boas novas. E quando fizermos isso, Ele nos colocará nos propósitos para os quais Ele nos criou - para segui-lo e glorificá-lo com tudo o que somos.

“VÃO PELO MUNDO TODO”

Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens” (Lucas 5.10).

Assim como Jesus pregou: “Arrependam-se e creiam no evangelho”, Pedro pregaria aos outros para que eles também conhecessem a vida em Cristo. (Veja, por exemplo, Atos 2.14–41). E assim como Jesus providenciou uma grande pescaria, Ele também edificaria Sua igreja por meio do ensino de Pedro e dos apóstolos. Seguir Jesus significa compartilhar a tarefa de levar a boa nova às pessoas que precisam ouvi-la e confiar nEle para fazer essa palavra frutificar.

NÃO BASTA QUE CONHEÇAMOS AS BOAS NOVAS SOBRE JESUS CRISTO. É UMA MENSAGEM PARA O MUNDO INTEIRO!

Este é exatamente o quadro que temos no relato da Grande Comissão em Mateus 28.18–20. Depois que Jesus ressuscitou dos mortos e antes de ascender à direita do Pai, Ele disse a Seus discípulos: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra”. Ele tem autoridade não apenas para saber onde será a boa pescaria, mas Ele tem autoridade sobre todas as coisas! Portanto, podemos confiar nEle quando Ele nos ordena: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei”. Não basta que conheçamos as boas novas sobre Jesus Cristo. É uma mensagem para o mundo inteiro!

Pedro e seus companheiros foram chamados para uma tarefa especial como apóstolos de Jesus Cristo, mas todo crente, então e hoje, é testemunha do poder transformador do Evangelho. O testemunho de nossas vidas transformadas apóia o testemunho de nossas palavras. Para aqueles que encontraram Deus, se arrependeram e creram, Jesus Cristo tornou-se a realidade fundamental da vida. Eles, portanto, dirão com o apóstolo Paulo: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação” (Romanos 1.16).

“VENHA, SIGA-ME”

Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram (Lucas 5.11).

Jesus disse que há dois caminhos: um caminho largo “que leva à perdição” e um caminho estreito “que leva à vida” (Mateus 7.13,14). Muitos hoje procuram traçar um caminho intermediário que tem toda a aparência de ser o caminho de Jesus, mas é um caminho que Jesus nunca ofereceu. Eles querem uma “nova vida” sem um novo estilo de vida. São como alguém que deseja todos os benefícios do casamento, mas sem assumir nenhuma das responsabilidades ou desafios. Mas nenhum marido se contenta com o amor parcial de sua esposa. Nenhum gerente se contenta com o comprometimento parcial de seus funcionários. Nenhum treinador se contenta com a participação parcial no treinamento. Será possível que o Senhor da Glória, que morreu por nós, esteja contente com nosso compromisso parcial de andar em Seu caminho?

Pedro e seus companheiros “deixaram tudo e seguiram” Jesus. Mas Marcos 10.17–22 conta a história de outro homem confrontado com uma escolha semelhante. Ele perguntou a Jesus: “Que farei para herdar a vida eterna?” Ele era um homem que guardava a lei de Deus meticulosamente, mas Jesus podia ver que havia uma coisa em seu coração que ele exaltava acima de Deus. Então Ele respondeu: “Falta-lhe uma coisa: vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.” Isso foi demais para o jovem: “Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas”. Ele queria seguir a Deus, mas amava mais sua riqueza e não podia abandoná-la.

MUITOS HOJE PROCURAM TRAÇAR UM CAMINHO INTERMEDIÁRIO QUE TEM TODA A APARÊNCIA DE SER O CAMINHO DE JESUS, MAS É UM CAMINHO QUE JESUS NUNCA OFERECEU.

Muitos querem dizer que seguem a Deus, mas não se arrependeram, não obedecem e não confiam nele. Eles dizem que seguem a Deus, mas não o fazem, porque ainda se apegam aos caminhos do mundo. Como o jovem rico, fogem daquilo que Deus lhes pede. Mas o encontro com Deus e com o seu Evangelho exige uma decisão. Não nos desviamos para a fé. Nós não o pegamos no ar. Não, Deus fala conosco em nossos corações e nos confronta com a necessidade de “arrepender-nos e crer” – e nós o fazemos.

Quando Pedro viu o jovem sair, disse a Jesus: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. Em resposta, Jesus lhe deu uma promessa que é verdadeira para todos os que deixariam tudo e iriam atrás Dele: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna”(Marcos 10.28– 30).

Jesus não faz promessas vazias. Não há lugar mais seguro e com recompensa maior do que seguir Seus passos, custe o que custar. E é com esta promessa em mente que devemos responder ao chamado: “Venha, siga-me!”

 

Este artigo foi adaptado do sermão “‘Se alguém quiser vir atrás de mim, ele deve… deixar tudo”, de Alistair Begg.

Todas as citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (NVI).

Texto original aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CESSAÇÃO DOS DONS MILAGROSOS: ANALISANDO OS DONS DE CURAS

O PROPÓSITO SUPREMO DE NOSSAS VIDAS